Exibição do filme "O Som dos Sinos", dirigido por Marcia Mansur e Marina Thomé, seguido de uma Mesa de debate, com participação das diretoras e da Profa. Dra. Sylvia Caiuby Novaes (USP) como debatedora convidada.
Coordenação: Dra. Fabiana Bruno (LA'GRIMA/Unicamp).
Sinopse:
Em Minas Gerais, toques de sinos anunciam e marcam o ritmo da vida dos moradores das cidades históricas. O tempo do trabalho, do descanso, da oração, da celebração. Mais de 40 tipos de toques de sinos são conhecidos na região e foram registrados como Patrimônios Culturais Imateriais Brasileiros. Os sineiros, personagens do alto das torres, aprendem como comunicar mortes, partos, incêndios, missas e horários sacros. Os toques dos sinos de hoje se transformaram através do tempo, misturando à sua origem colonial a forte presença africana no Brasil. O documentário é uma representação da experiência religiosa no cotidiano e busca o universo simbólico da fé íntima e das cidades onde reverberam os toques dos sinos.
O longa "O Som dos Sinos" é parte de um projeto de documentário expandido, pioneiro na utilização de novas mídias para a divulgação do patrimônio imaterial. A tecnologia digital pode atuar na valorização de bens culturais, fortalecer diálogos e a compreensão entre culturas. Como as novas gerações reagem, interagem ou criam novas formas de expressar seu patrimônio cultural? O projeto trabalha com a combinação entre memória e novas tecnologias, cartografia sonora e engajamento comunitário através de uma produção transmídia que inclui uma plataforma multimídia online com mapeamento sonoro e conteúdos inovadores, um documentário interativo, intervenções audiovisuais públicas em fachadas de igrejas e um premiado aplicativo para celulares que funciona como um áudio-guia para os toques dos sinos.
Direção: Marcia Mansur e Marina Thomé